sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Feminismo no Brasil

A primeira legislação relacionada a educação feminina surgiu em 1827, e permitia apenas a criação de escolas somente de meninas. Escolas estas que eram insuficientes em número de estabelecimentos e com baixa qualidade de ensino.
Contra isso e muito mais surgiram os primeiros periódicos feministas no país.
“O Sexo Feminino”-1877 fundado pela professora Francisca da Motta Diniz, levantava a bandeira feminina alertando as mulheres sobre a importância de sua participação na sociedade.
Na década de 20 com a crescente industrialização do Brasil as mulheres começaram a adentrar no mercado de trabalho.Mais além da terrível diferença de salários existia o constante assédio sexual que só foi “resolvido” lá pela década de 80.
Na década seguinte o sufrágio deixou de representar uma subversão da elite.
Como sabemos o voto feminino foi concedido em 1934.
Em 1342 foi fundada a Frente Única das Mulheres. No ano seguinte a mulher passou a trabalhar sem necessidade da aprovação do marido e em 1949, foi fundada a Federação de Mulheres do Brasil, que organizou várias assembléias.
Em 1967 foi elaborada a primeira Constituição, nela fixou-se expressamente o preceito que garante igualdade legal, sem distinção de sexo.

Dias Atuais

Atualmente o movimento tem como objetivo principal o combate a violência doméstica e o combate a discriminação no trabalho.A legalização do aborto e a adoção de estilos independentes de vida são adotados por alguns grupos.

Fonte: /bolsademulher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário